Sindicacau inicia campanha salarial em indústrias de Ilhéus e Itabuna
O Sindicacau, entidade que representa os trabalhadores da indústria moageira de Ilhéus e Itabuna, iniciou nesta semana a campanha salarial da categoria, que reivindica reajuste nos vencimentos, aumento nos benefícios e maior participação nos lucros das empresas. A primeira rodada aconteceu na última quinta-feira (28), com os trabalhadores da Delfi Cacau Brasil, em Itabuna.
Da assembleia, foi retirada a proposta de reajuste salarial de 15%, aumento na Participação dos Lucros e Resultados (PLR), além de reajuste no ticket de alimentação, elevando o valor a R$ 622.
Mas as coisas não saíram como planejadas na hora de negociar com a empresa, segundo Luis Fernandes, presidente do sindicato. "A contraproposta apresentada pela Delfi está abaixo das expectativas e não agradou a categoria".
A empresa ofereceu aumento salarial de 7,5%, metade do reivindicado, ticket alimentação de R$ 483,75 e praticamente não alterou a participação nos lucros. Diante do impasse, as negociações com a Delfi foram interrompidas e serão retomadas no dia dez de julho.
Nas indústrias moageiras que operam em Ilhéus, o Sindicacau iniciará a campanha a partir de terça-feira (03), na Barry Callebaut, e dará continuidade no dia 05 de julho, com os trabalhadores da Cargil. Segundo Fernandes, não há uma pauta unificada da categoria, já que cada empresa tem suas particularidades.